Blog

Humor Tecnologia

Mac Plus com 27 anos liga-se à Internet (VÍDEO)

Como é navegar na internet em 2015 com um Macintosh de 1988?

Há quase 30 anos atrás, em 1988, um jovem americano chamado Jeff Keacher ganhou o seu primeiro computador: um Mac Plus, da Apple. Décadas depois, e formado em engenharia informática, ele decidiu conectar este dispositivo, quase pré-histórico, à rede de internet dos dias de hoje. E foi bem sucedido.

O Mac Plus foi lançado originalmente no ano de 1986 e deixou de ser fabricado no ano de 1990. As configurações de “ponta” da época incluíam um processador de 8MHz, 4MB de RAM, 50MB de armazenamento e um ecrã de 512 x 342 pixels a preto e branco. Ou seja, muito inferior até em comparação com os telemóveis mais simples encontrados nos dias de hoje no mercado.

Entre obstáculos de hardware queimado e procuras incessantes pelo mesmo, Jeff viu-se obrigado a desenvolver a partir do zero um proxy para fazer o browser compreender páginas em CSS, Javascript e o protocolo HTTPS; e ainda usou um Raspberry Pi para os processamentos mais pesados.

Além disso, o engenheiro precisou adaptar a porta serial do Mac Plus através de protocolos PPP e SLIP, para liga-lo fisicamente a um modem de internet. Afinal de contas, o Mac Plus não possui entrada para cabos de rede e, obviamente o WiFi não era algo que a Apple sequer imaginava que pudesse existir quando produziu este modelo.

“E isso, meus amigos, foi suficiente para navegar na internet. Surpreendentemente, até pareceu decente, quase como em no browser de um telemóvel”, disse Keacher.

O resultado, depois de todos estes passos, foi uma navegação extremamente lenta – o Mac leva quase 6 minutos para abrir um site – mas funcional.

Veja no vídeo abaixo o Mac Plus de 27 anos a aceder à Wikipédia e ao site Hacker News:

Fonte: Olhar Digital

×