Os primeiros 31 alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com o primeiro computador em Portugal que não exigia o uso de cartões perfurados.
Foi em 1975, um ano depois da revolução de abril, que 31 alunos tiveram a oportunidade de tirar a primeira licenciatura de informática em Portugal, um passo dado pela Universidade Nova de Lisboa que fez uso de um DecSystem 10 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Como conta Exame Informática, até o uso deste computador foi importante para o avanço da área em Portugal uma vez que dispensava os até aí típicos cartões perfurados que podiam ser utilizados como programas específicos. A criação do curso é recordada num artigo de memórias publicado em 2004 pelo respetivo diretor, Delgado Domingos (já falecido em 2014), como a origem de “muitas reações e obstruções no meio académico e profissional”.
Esta foi uma reação também sentida pelos alunos na entrada no mercado de trabalho “porque a maioria dos dirigentes do setor, não sendo licenciados, sentia o seu poder e o seu prestígio ameaçados pelo aparecimento de licenciados na sua área.”
Fonte: Noticias ao Minuto