Saiba como tudo começou: quais as mudanças do Windows 1 até ao 10, as tentativas feitas e os falhanços.
Mudanças desde o Windows 1 até ao Windows 10, a história das tentativas feitas pela Microsoft na esperança de criar um sistema operativo unificado e multi-dispositivo.
Windows 1: Onde tudo começou… O Windows 1 original foi lançado em Novembro de 1985 e foi a primeira tentativa da Microsoft para desenvolver uma interface gráfica de 16-bit.
Foi surpreendente porque dependia fortemente do uso do rato em vez do standard da época, o teclado. Na imagem podemos ver o REVERSI.EXE, um jogo incluido no Windows 1 para treinar os utilizadores a usar o rato de forma eficiente!
Windows 2: Dois anos após o lançamento do Windows 1, a segunda versão chega em Dezembro de 1987. A grande inovação do Windows 2 foi o facto das janelas serem dimensionadas pelo utilizador. O painel de Controlo, que sobreviveu até aos dias de hoje, foi também introduzido nesta versão.
Windows 3.0: Este foi o primeiro Windows que necessitava de um disco rígido e foi lançado em 1990. 0 Windows 3 permitiu a execução de programas MS-DOS, o que permitiu a reutilização de programas antigos, num sistema operativo mais funcional, com 256 cores para dar um ar mais moderno. Foi nesta versão do Windows que foi lançado o famoso Solitário.
Windows 95: Com o Windows 95 a chegar em Agosto de 1995, nasce o botão Start e o Menu. O Windows 95 foi baseado em 32-bit e a sua barra de tarefas nasceu para permitir a execução de múltiplas tarefas ao mesmo tempo. O MS-DOS ainda desempenhou um papel importante no Windows 95, que necessitava do mesmo para correr alguns programas.
Windows 98: Lançado em Junho de 1998, O Windows 98 foi baseado no 95, e trouxe com ele o Internet Explorer 4, Outlook Express, Livro de Endereços do Windows, Microsoft Chat e NetShow Player, que foi descontinuado, passando a ser utilizado o Windows Media Player, em 1999.
Windows ME:
Considerado por muitos um ponto negativo na história do Windows, este foi o último sucessor da linha 9x, baseado em MS-DOS. Lançado em Setembro de 2000, este sistema operativo focou-se no mercado empresaria e introduziu importantes conceitos aos seus consumidores, e incluía ferramentas para recuperação automática do sistema em caso de falha.
Windows 2000: Este sistema operativo foi baseado no Windows NT 4.0 (Servidores) 32 bits, que foi o primeiro Windows com uma excelente gestão de memoria e de recursos. O Windows
xp foi largamente baseado neste sistema operativo.
Windows XP: Windows, o XP foi lançado em Outubro de 2001 e juntou o segmento empresarial e pessoal num único sistema operativo. Este Windows foi o que permaneceu mais tempo em voga, recebeu 3 actualizações extremamente trabalhadas (poucos sabem que a 3 actualização correspondeu a uma reprogramação gigante resultante de uma falha de segurança crítica encontrada no SP2). Esta versão do Windows recebeu suporte da Microsoft até Abril de 2014.
Windows Vista: O Windows Vista surgiu em Janeiro de 2007 e tinha muitos erros e imensos pedidos de permissões através do Controlo de Conta de Utilizador. Isto surgiu devido à necessidade dos utilizadores aprovarem ou desaprovarem às várias tentativas que um programa fazia para fazer alterações ao sistema. Estes pedidos de controlo eram tantos, que levou os utiizadores a permitirem quase tudo sem lerem, ajudando muitos vírus a proliferar
Windows 7: Windows 7 foi considerado por muitos o que o Vista deveria ter sido. Foi lançado Outubro de 2009. Teve como principal objetivo corrigir todos os problemas e críticas do Vista. Com ligeiras modificações ao seu aspeto visual e menos “overdose de caixas de diálogo”. Foi mais rápido, mais estável, tornando se os sistemas operativos que a maioria dos utilizadores aceitou após o XP, esquecendo o Vista completamente.
Windows 8: Lançado em Outubro de 2021, o Windows 8 e 8.1 tiveram uma mudança de visual radical. O botão start desapareceu em detrimento de um ecrã de início mais interativo e responsivo a monitores touch. Esta mudança não foi bem aceite por grande parte dos utilizadores, que pediram o botão start de volta. Esta versão do Windows foi muito mais rápida que as últimas versões e suportou os novos dispositivos USB 3.0.
Windows 10:
Anunciado a 30 de Setembro de 2014, lançado em 2015, o Windows 10 chegou com o menu iniciar de volta e foi pensado com o objetivo de unificar todos os tipos de dispositivos. Desde telefones, tablets e computadores pessoais com aplicações universais suportadas por todos os dispositivos descarregadas através da Windows Store.