Lembra-se do ” celebgate ” – o hack que afetou centenas de contas do iCloud e que inundou a internet com fotos íntimas de Jennifer Lawrence, Rihanna e outras celebridades?
Esqueceu-se? O Google não. Experimente, uma pesquisa pelo termo “celebgate” apresenta mais de 360.000 resultados.
Agora, com esse mesmo termo de pesquisa, experimente pesquisar em Kiddle – a nova plataforma de pesquisa para crianças. Qual é o resultado? Nenhum. Sem resultados.
Isto porque o Kiddle, que está equipado com uma barra de pesquisa Google personalizada, que filtra todo o conteúdo adulto.
Nesta nova plataforma, os conteúdos são apresentados sempre acompanhados por imagens, o tipo de letra é maior e agradável de forma a facilitar a leitura dos mais novos. A Google também garante que não recolhe informações das pesquisas uma vez que os logs são apagados a cada 24horas.
Os resultados apresentados são escolhidos à mão, verificados pelos editores ou filtrados pelo Google automaticamente de forma a apresentar apenas resultados orientados a crianças. No caso de estarem presentes algumas palavras “más” ou termos que possam dar origem a resultados menos “próprios”, o utilizador é recebido pelo robot lunar, tema do motor de busca, que com um ar sério informa “Tente novamente“.
Esta versão do Google é de facto uma boa ideia que, garantidamente, deixará muitos pais mais confortáveis no momento de permitir aos filhos que utilizem o computador para pesquisar.
No entanto, é importante que ainda assim seja tida alguma atenção e supervisão já que o Kiddle, embora tente, não pára tudo o que possa manchar a inocência da juventude.
Dependendo dos termos pesquisados, alguns itens podem, ou não, ser problemáticos, por exemplo:
- Se pesquisar por bunny (coelhinho) por entre os os resultados é também possível encontrar uma história verídica sobre um coelho monstro que persegue uma aldeia Reino Unido.
- Se pesquisar por “Kardashian baby” também é capaz de encontrar uma foto da própria Kourtney Kardashian a dar à luz.
Qualquer uma destas opções é capaz de garantir um bom tópico de conversa ao jantar, pelo que o melhor é supervisionar sempre a navegação dos mais novos.