O WhatsApp lançou finalmente a sua muito antecipada função de vídeo chamada para todos os seus utilizadores e plataformas. A vídeo chamada foi testada exaustivamente durante meses antes de ser disponibilizada para os utilizadores, no entanto isso não impediu que, a partir do momento em que foi difundido, muitos utilizadores começaram receber e a partilhar um link não verificado. Este link, que dizia ser um convite para ativar a função de vídeo chamada, era na verdade falso, e ao clicar nele os utilizadores expunham os seus telemóveis e dados a ataques maliciosos.
No ano passado, aquando da divulgação da função de chamada de voz, o WhatsApp criou um sistema de convites e esta parece ter sido a razão pela qual os hackers se lembraram deste mesmo sistema, agora para as vídeo chamadas, de forma a tentar apanhar os mais incautos. No entanto, a WhatsApp aprendeu com os seus erros e para que possa efectuar vídeo chamadas a partir da aplicação, basta que actualize a mesma.
No entanto isto não impediu que os links não solicitados se tornassem virais no WhatsApp, enganando uma grande parte dos utilizadores. Estes links indicam que só aqueles que acedem a este link poderão ter acesso à funcionalidade de vídeo chamada. Não existe nenhum sistema de convites para utilizar a nova função. Todas as plataformas (iPhone, Windows Phone e utilizadores Android) têm acesso a esta função assim que actualizem as aplicações.
Reiteramos que este link poderá conter conteúdos maliciosos e portanto recomendamos que não cliquem ou partilhem com amigos, caso o recebam. Fazê-lo poderá expor o seu smartphone a vulnerabilidade.
Fonte: Gadgets