A fim de tornar a experiência de navegação dos utilizadores cada vez mais segura, a Google começou a identificar os sites inseguros, ou seja, aqueles que não possuem um Certificado Digital(SSL).
A mensagem “não seguro” fica assim visível na barra de endereço, ao lado do URL, indicando ao visitante que se trata de um site não confiável uma vez que a troca de informações é vulnerável e está sujeita a fraudes.
Vantagens do Certificado SSL
O uso do Certificado SSL pode ter um impacto positivo em vários aspetos do seu site. As melhorias vão desde o SEO (Optimização dos Motores de Busca) até ao desenvolvimento de um site mais robusto e seguro. Entre as principais vantagens do uso desta tecnologia, podemos destacar:
- Mais segurança: encriptar o tráfego de um site utilizando o SSL garante que ninguém será capaz de capturar as informações enviadas entre os visitantes e a página web.
- Melhoria no ranking: mecanismos de busca como o Google e o Bing dão preferência aos sites com o protocolo HTTPS.
- Maior confiança: páginas com SSL aumentam a confiança dos utilizadores que, nos últimos anos, passaram a ter uma preocupação maior com a sua segurança digital.
Fonte: Google Blog de Segurança