Google Chrome anúncia: Todos os website sem certificado serão marcados como “Não Seguros”
Após vários anos de campanha, o Google atraiu finalmente a atenção dos utilizadores e desenvolvedores, marcando estes websites como “Não Seguros” no seu browser, o Google Chrome. Com este esforço, actualmente 68% do tráfego actual utiliza o protocolo HTTPS e no top 100 de websites, 81 utilizam por defeito o SSL.
Na página oficial, o Google explica:
“Nos passados anos temos vindo a advogar que os desenvolveres deverão utilizar encriptação SSL nos seus website para uma maior segurança. Durante o passado ano, também ajudamos o utilizadores marcando um grande leque de páginas HTTP como “não seguras”. No começo de Julho de 2018, com o lançamento do Chrome 68, iremos marcar todos os websites que não utilizem HTTPS como “não seguros”, em prol de uma internet mais segura.”
Mas o que são certificados SSL?
Os certificados SSL (Secure Socket Layer) permitem a comunicação entre o servidor e os visitantes do seu site de forma segura e encriptada, protegendo as informações dos seus clientes. Ao ter um certificado SSL transmite aos seus visitantes a confiança de que os dados trocados são tratados de forma segura impedindo que terceiros tenham acesso a essa informação.
Fonte: Security Online