Num mundo em que é necessário ser altamente eficaz nas atividades do dia a dia é imperativo saber trabalhar bem, pois existe uma grande diferença entre trabalhar muito e trabalhar bem pois nem sempre muito significa produtividade.
Trazemos-lhe 5 ferramentas digitais para facilitar a sua produtividade:
Organização de Tarefas
Um dos nossos preferidos é o Evernote, uma aplicação acessível a partir do PC que funciona como um bloco de notas universal. Pode escrever longos textos utilizando links, bolds, itálicos e até imagens, listas numeradas ou de check-box, criar lembretes ou até digitalizar documentos.
Um dos pontos positivos destas ferramentas é que além de poder utilizar um sistema de TAGs para localizar as suas notas posteriormente a aplicação funciona em total sincronia na sua versão Web e Mobile.
Calendário
Agora que já tem as ideias em ordem, está na altura de criar compromissos e timings na organização das mesmas tendo por atenção a sua agenda e disponibilidade. Para isso é fundamental o uso de um calendário, e o nosso preferido é o Google Calendar. Uma solução simples, gratuita e compatível como todos os dispositivos.
Pode ainda criar diversas agendas diferentes e escolher com quem as quer partilhar: umas para o local de trabalho, outras para os compromissos pessoais e ainda para eventos. Outro dos pontos positivos do Google Calendar é que tem integração com milhares de aplicações externas o que torna ainda mais fácil a sua utilização caso já utilize uma outra aplicação de registo de eventos.
Reuniões/Chat de Equipa
Um dos maiores casos de sucesso é o Slack mas aqui na G3Tech somos fãs do Discord. Permite criar um servidor para a sua empresa ou equipa dividido por salas (Marketing, Financeiro, etc) onde só acedem os utilizadores convidados. É ainda possível a partilha de ficheiros, imagens, vídeos, realização de chamadas de voz ou vídeo.
Temos um particular gosto pela facilidade de envio de GIFs que tornam todas as conversas mais interessantes.
Partilha de Ficheiros
Para a gestão interna de ficheiros, acessíveis por todos os membros das equipas independentemente de onde se encontrem, damos sempre preferência ao uso de uma cloud para backups e ficheiros. Neste caso, utilizamos uma solução interna (ficou interessado?) que nos permite online partilhar ficheiros de qualquer dimensão através de links personalizados onde somente quem o recebe tem acesso a determinada pasta ou ficheiro.
Organização de Tempo
Já sabe o que tem de fazer e em que dias, já conversou com os colegas e trocou ideias, já enviou e recebeu todos os ficheiros necessários. Está na hora de gerir o seu tempo. Nem só de gestão de tarefas é feito um projeto produtivo, é importante gerir também o seu tempo!
Uma das técnicas mais famosas na gestão do tempo de trabalho e produtividade é a técnica Pomodoro, que se baseia em blocos de 25 minutos cada, com intervalos e 5 minutos entre eles. Para efetuar este controlo poderá utilizar ferramentas como o Tomato Timers