booking
Atualidade Cibersegurança

Booking: Hotel em Lisboa atacado por hackers Russos

Desvio de dinheiro foi feito com recurso às marcações de estadia dos clientes. Ao pagarem a reserva, os hóspedes fizeram na verdade um depósito que foi parar diretamente ao hacker.

Um hacker russo atacou o hotel Marino Lisboa através do seu site de booking, tendo faturado milhares de euros em quatro dias.

Os proprietários do hotel pensaram inicialmente tratar-se de uma simples falha de acesso por manutenção do site, sem saber que estava a começar um enorme pesadelo para o negócio. Assim que teve acesso à conta, a estratégia do hacker foi colocar o valor de cada quarto a 40 euros por noite; contrariando os 200 a 300 euros habituais. Rapidamente surgiram imensas reservas, tendo  ultrapassado as 1000 em apenas quatro dias.

O desvio de dinheiro foi então feito com recurso às marcações de estadia dos clientes: ao realizarem uma reserva no hotel, os hóspedes fizeram na verdade um depósito que foi parar diretamente ao hacker.

Fontes do hotel afirmam que estariam a receber cerca de 50 telefonemas por dia, muitos dos quais de possíveis clientes levados a realizar uma marcação falsa.

Os prejuízos ainda estão por calcular, quer da parte dos clientes quer dos proprietários do hotel, e estes últimos ponderam processar o Booking, que dizem ter sido lento a bloquear o acesso do hacker à conta.

Evite ataques com as soluções personalizadas de cibersegurança da G3Tech.

×