Phishing é o acto de ludibriar as pessoas, levando-as a partilhar informações confidenciais, como palavras-passe e números de cartões de crédito ou a adquirirem serviços supostamente a entidades credíveis.
Como acontece?
As vítimas recebem um email ou uma mensagem de texto que imita (ou “forja”) uma pessoa ou organização em que elas confiam, como um colega, o banco ou uma entidade governamental.
A mais recente tentativa
Começou hoje mesmo a circular um e-mail que aparenta ser enviado pelos CTT sobre uma encomenda e solicita o pagamento de taxas de IVA.
Mais do que nunca é importante sensibilizar o público para a existência deste tipo de ataques. Devido ao COVID-19 o número de encomendas realizadas online aumentou exponencialmente, assim como o número de pessoas a utilizar o computador em casa para trabalho e lazer o que significou também um aumento significativo do cibercrime, em específico de phishing.
Como saber se é phishing?
Analisemos este caso em particular.
- Não existe qualquer encomenda a ser recebida pela pessoa que recebeu este e-mail. Isso por si só é um grande sinal de que algo não está bem com este e-mail.
- Este e-mail está escrito em Português do Brasil e não de Portugal.
- Por norma, pagamentos alfandegários são comunicados por carta ao receptor da encomenda pela própria alfândega da sua área de residência.
- Não existem resultados de pesquisa para o artigo e lei aqui citados.
- Entidades legítimas não enviam a informação desta forma, com links no texto.
- Paysafecard não é uma forma legítima de pagamento de serviços oficiais.
- Porque haveríamos de enviar um PIN para um e-mail paysafe@correos-aduana.com, parece legítimo que uma situação que nos é apresentada pelo correio CTT tenha a sua resolução num e-mail externo à instituição?
- O e-mail não tem assinatura. Entidades legítimas apresentam sempre as suas comunicações com assinatura oficial da empresa e outros métodos de contacto se necessário.
Estas são apenas algumas das “bandeiras vermelhas” que este e-mail despertou em quem o recebeu. Mas um olho menos preparado e mais distraído poderia aceitar como verdade o que este e-mail apresenta.
Mas o e-mail vem de um e-mail @ctt.pt
É verdade, o e-mail pode chegar à sua caixa de correio como tendo sido enviado do domínio dos CTT mas na verdade isso não aconteceu.
Todos os servidores de envio e receção de e-mails dispoem de uma opção para confirmação de endereços que muitos provedores de serviço optam por deixar em branco pois a sua ativação causa problemas de recepção de remetentes legítimos.
Por esse motivo, o e-mail “apresenta-se” como de um domínio legítimo, mas na verdade vem de um outro endereço.
Esteja atento(a)
É por isso muito importante consciencializar amigos, colegas e colaboradores a ter cuidado com o manuseamento de e-mails que à partida parecem inocentes e alertá-los para as diferenças entre SPAM, phishing e e-mails legitimos. Se ainda não sabe como distinguir phishing de spam, é provável que tenha a sua caixa de correio cheia de e-mails potencialmente perigosos e desnecessários.
Consulte o nosso infográfico e aprenda a distinguir phishing de SPAM.
Atualização 03/09/2020: Os CTT já atualizaram no seu website oficial a página reservada aos Alertas de Phishing com a informação aqui divulgada.