O Dia da Internet Segura foi criado pela Comissão Europeia e pretende chamar a atenção para melhores práticas em cibersegurança.
Este dia é assinalado em mais de 90 países, uma iniciativa que começou na Comissão Europeia e que se espalhou rapidamente a nível mundial.
Em Portugal, o dia da Internet Segura é marcado pelo Consórcio Centro Internet Segura, no qual fazem parte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Direção-Geral da Educação, O Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação PT e a Microsoft Portugal. O tema central deste ano é: “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”
O Dia da Internet Segura tem os seguintes objetivos estratégicos:
1 – Combate a conteúdos ilegais;
2 – Minimização dos efeitos de conteúdos ilegais e lesivos nos cidadãos;
3 – Promoção de uma utilização segura da Internet;
4 – Consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização da Internet.
A cibersegurança é um tópico que cada vez mais esta na ordem do dia. A evolução tecnológica sem dúvida veio facilitar muitos processos diários. Mas, a velocidade que atualmente temos na comunicação e na obtenção da mesma, coloca-nos grandes desafios à frente, como a preocupação com a segurança dos nossos dados e quais os grupos mais suscetíveis a riscos a curto prazo. Numa era em que particamente tudo está ligado à internet, o risco de ser “pirateado” aumenta, quer a nível dos utilizadores individuais quer as empresas.
Nas empresas, é necessária uma cibersegurança forte e adequada a cada empresa. Esta está inclusive a tornar-se cada vez mais um ponto essencial para as mesmas, e sem dúvida que deve ser levada em conta como algo de elevada importância estratégica.
Felizmente cada vez mais as empresas estão cientes do risco que enfrentam e levam muito a sério este tema. Pois numa empresa, em caso de perda ou roubo de informação vital da empresa, os cursos para repor a mesma poderão ser tão elevados que levem mesmo ao encerramento.
Por outro lado, existe sempre o reverso da moeda. E ao mesmo tempo que a tecnologia avança e as pessoas se consciencializam da necessidade de proteger os seus dados, também os hackers evoluem e desenvolvem métodos cada vez mais sofisticados de invadir e extrair a informação pessoal dos utilizadores.
Os dados da minha empresa estão seguros se usar anti-vírus?
Não. Um um anti-vírus não é suficiente para proteger os dados da sua empresa.
Segundo um relatório da Vodafone: Cyber Security: The Innovation Accelerator report” a pesquisa, feita junto de 1434 decisores de políticas de segurança na Europa, América do Norte e Ásia, indica que 87% das empresas contam aumentar o seu orçamento dedicado à cibersegurança durante os próximos três anos. No entanto, quase metade (41%) não sabe bem a quem recorrer para ajudar com os desafios nesta área.
Um dado curioso, mas de particular importância, provavelmente colocará os gestores de pequenas e grandes empresas a pensar em investimentos “sérios”, é também do mesmo relatório, que indica que: em 2016, a indústria global do cibercrime ultrapassou pela primeira vez o volume de negócios do tráfico de droga, atingindo 445 mil milhões de dólares.
Gostaria de saber mais sobre o assunto, ficou com dúvidas sobre como proteger a sua empresa e/ou os seus dados? Entre em contacto connosco. Estamos ao seu dispor para realizar um Diagnóstico de Segurança na sua empresa e recomendar-lhe a melhor solução para a Proteção dos seus Dados.