Acha que está seguro em sua casa? Pensa que pode controlar a segurança dos dispositivos conectados na sua rede? Pergunte aos profissionais de segurança de TI: eles não pensam assim.
A organização ISACA questionou consumidores e profissionais dos EUA sobre a Internet das Coisas (IoT) e descobriu que a maior parte pensa estar seguro e ser capaz de controlar a segurança dos seus dispositivos. No entanto, os especialistas em segurança estão cautelosos, o que nos leva a crer que a confiança dos consumidores poderá não estar a ser adequadamente aplicada.
“Aparelhos e wearables ligados à Internet podem recolher uma grande quantidade de dados, e usá-los é uma experiência nova para os consumidores. Se um termóstato sabe quando se está em casa ou uma televisão “inteligente” pode apanhar as suas conversas através de um microfone, a privacidade pode estar em risco. Quanto risco pode depende de quão difícil é a utilização de um dispositivo ou aplicação e entender todas as suas configurações.
A maioria dos consumidores não está preocupada, disse a ISACA. 64% dos inquiridos estava confiante de que poderia controlar a segurança nos seus próprios dispositivos da IoT. Mas, num inquérito paralelo, a ISACA perguntou a pessoas de segurança de TI se tinham a certeza de poder controlar quem tem acesso aos dados recolhidos pelos dispositivos da IoT em suas casas. Os resultados foram invertidos: 65% disse que não estavam confiantes sobre isso.”
Os peritos indicam que existe mais sobre a segurança dos dispositivos do que os proprietários conhecem, uma vez que 88% dos profissionais entrevistados disse que os fabricantes não alertam os consumidores do tipo de informação que os dispositivos conectados podem obter.
Sabia que existem anti-vírus que previnem vírus, malware e outras formas de invasão da sua privacidade direcionados especialmente para equipamentos móveis?
Consulte as nossas soluções Sophos e garanta que a sua informação privada se mantém dessa forma, privada.