Foram muitas as especulações, ao longo dos últimos meses, acerca do potencial lançamento do Windows 12 e consequente abandono do Windows 11. Discutiu-se a possibilidade de uma atualização total com uma interface renovada, aperfeiçoamentos de performance e recursos mais sofisticados.
A Microsoft esclareceu todos os curiosos.
No evento de tecnologias CES 2025, a Microsoft respondeu a todas as questões e confirmou que a empresa concentrará todos os seus esforços na otimização do Windows 11 e em torná-lo o seu sistema operativo principal.
Com isto, durante os últimos dias têm sido anunciadas novas funcionalidades que deixaram os utilizadores entusiasmados.
ChatGPT no Windows?
A Inteligência Artificial está a chegar ao Windows 11 de forma completa. A Microsoft pretende estabelecer esta sua assistência de forma permanente, algo que já é visível. Neste momento, e enquanto ainda se encontra em fase de testes, temos uma pesquisa que já se revela mais inteligente e eficiente.
Este novo sistema de pesquisa, que utiliza a tecnologia do ChatGPT, pode encontrar facilmente ficheiros e definições utilizando comandos de linguagem natural.
Mesmo que não se lembre do nome exato do ficheiro, o utilizador conseguirá encontrá-lo de forma simples. Por exemplo, termos gerais como “paisagem” podem ser utilizados para encontrar uma imagem ou “gestão do orçamento” para encontrar um documento Excel.
Segundo a Microsoft, esta funcionalidade ainda está longe de estar 100% desenvolvida. Espera-se que os serviços de armazenamento em nuvem, como o OneDrive, sejam integrados na pesquisa semântica num futuro próximo.
Percentagem de Bateria
Pode parecer um desenvolvimento simples e até algo fútil, mas foi amplamente celebrado.
Atualmente, o indicador da bateria do computador não tem nenhum tipo de percentagem, e quem o quiser saber, deve passar o rato sobre esse ícone. Felizmente, descobriu-se que a mais recente versão de desenvolvimento do Windows 11 mostrará diretamente a percentagem da bateria no ícone da bateria na barra de tarefas.
Esta ação demonstra que a Microsoft ouviu agora os utilizadores e tornou realidade algo que já é requisitado pela comunidade online há bastante tempo.
Erro de segurança corrigido
Ainda que nem sempre seja possível resolver todos os bugs imediatamente, mais tarde ou mais cedo acabam por fazê-lo.
O mais recente foi um erro de segurança com mais de 2 anos e está finalmente corrigido. Este erro registava-se no Microsoft Defender, onde a proteção contra phishing no sistema operativo sem desativava sem ordem do utilizador. Mais especificamente, esta proteção era automaticamente desativada quando o computador era reiniciado.
Felizmente, a mais recente atualização cumulativa KB5007651 focada no Microsoft Defender corrige este problema que parecia ter sido esquecido pela Microsoft, depois de mais de 2 anos presente nos seus dispositivos.
Este erro ocorreu devido ao mau funcionamento da proteção contra phishing quando usada com um PIN. A atualização específica para o Microsoft Defender corrigiu este erro, conforme relatado pela comunidade de utilizadores. Assim, deixa de ser uma inquietação para os utilizadores, que podem garantir a segurança requerida. A proteção contra phishing não será mais desativada de forma automática no Windows 11 após a reinicialização do computador.
Para mais artigos sobre tecnologias, visite o nosso blog.
A G3Tech pode ser o seu parceiro tecnológico do seu negócio. Contacte-nos.