As redes sociais estão a evoluir rapidamente, e de certa forma já fazem parte do nosso dia-a-dia, quer seja a nível pessoal como a nível profissional.
Por essa razão muitas vezes vemos pessoas a recorrer por exemplo ao Facebook, antes mesmo de fazer uma chamada para verificar se os seus entes queridos estão bem e em segurança. É também comum, procurarem informações e/ou novidades nesta rede, na esperança que a mesma contenha outro ponto de vista e/ou informações que ainda não chegaram aos meios de comunicação gerais.
O que é o Safety Check?
O Safety Check é uma importante ferramenta desenvolvida pelo Facebook, que só é activada em períodos de emergência e permite que utilizadores residentes em áreas vitimas de calamidades ou tragédias (catástrofe natural, tiroteios, atentados, derrocadas, etc) se marquem como seguros, dando assim conhecimento aos seus amigos e familiares do seu bem-estar e segurança.
Esta ferramenta surgiu com a crescente onda de atentados e fenómenos da natureza que tem vindo a assolar o mundo, momentos nos quais os recursos humanos para auxiliar e divulgar informações são escassos.
Foi com essa ideia em mente que esta ferramenta foi desenvolvida: além de se poder marcar como seguro, tranquilizando assim amigos e familiares, o utilizador pode ainda possível prestar auxilio e/ou voluntariar-se para ajuda quem precisa.
Como é activado o Safety Check?
São vários os cenários que determinam se o utilizador está ou não numa zona de crise:
- A cidade que indicou no seu perfil;
- A sua localização actual – caso tenha dado ao Facebook acesso à localização do seu telemóvel ou tablet;
- Outros sinais que apontem para a sua localização (por ex.: a cidade onde utiliza a Internet);
- Se existirem muitas pessoas na sua área a conversar/publicar sobre um incidente.
Caso preencha os requisitos indicados acima, receberá um convite para se marcar como seguro/a no Centro de Segurança. No entanto, caso receba um convite que não vá ao encontro da realidade, isto é, caso não se encontre uma área afectada, pode sempre clicar em Não Me Afecta.
Caso se encontre numa situação de crise e não tenha recebido nenhuma notificação, pode sempre aceder ao Centro de Segurança e consequentemente à “catástrofe” na qual se encontra no momento.
Comunique ao mundo
Ao marcar-se como “estou seguro” será partilhada uma publicação na sua Cronologia e no seu Feed de Notícias. Esta publicação aparecerá em primeiro lugar, de modo a que seja mais rapidamente visualizada pelos amigos e familiares do utilizador.
Nota: esta opção encontra-se no canto inferior esquerdo “Centro de Segurança”.
Posso encontrar amigos e familiares que estejam na zona afectada?
No Centro de Segurança, tem acesso a uma lista de pessoas que se encontram no local ou próximo da zona afectada, podendo inclusive ver uma lista de pessoas que estão identificados como “marcados como seguros”, assim como uma outra lista identificados como “não se aplica”.
Há a opção de – caso tenha um amigo que não esteja presente em ambas as lista – pesquisar pelo nome da pessoa em questão e perguntar se está em segurança. Essa pessoa receberá uma notificação e poderá marca-se em uma das lista.
Nota: Esta opção só é valida para pessoas da sua lista de amigos do Facebook.
Como podemos ver na imagem, no caso da catástrofe do furacão na Florida, toda a informação sobre a catástrofe é apresentada na página do Centro de Segurança: os locais da zona afectados, o dia em que aconteceu, contactos de emergência, etc.
Como posso oferecer e/ou encontrar ajuda no Centro de Segurança?
Como foi referido anteriormente, pode utilizar o Centro de Segurança para ter informações sobre os pontos de ajuda e que tipo de auxílio está a ser prestado: transporte, água, alimentos, abrigo, voluntariado, cuidados de saúde, etc; Escolhendo qual o tipo de ajuda necessita e/ou quer prestar, poderá então informar a comunidade que se está a voluntariar para ajudar e prestar auxílio através das várias categorias disponíveis.
Para isso, basta navegar pelas categorias e clicar no tipo de auxílio que pretende prestar ou necessita. Caso encontre alguém a quem pode oferecer ajuda, simplesmente comente a publicação ou envie uma mensagem à pessoa para entrar em contacto com a mesma.
Se não consegue encontrar o tipo de ajuda que precisa e/ou quer oferecer, clique em Criar Publicação para criar a sua própria publicação. Caso tenha conseguido oferecer a ajuda que pretendia, informe as pessoas clicando em Dei Ajuda.
Ao criar uma publicação com o intuito de pedir ou oferecer ajuda, esta será por definição pública. Contudo poderá sempre tornar a mesma visível apenas para amigos ou amigos de amigos.
Dicas para se manter em segurança e oferecer ajuda no Centro de Ajuda
O Facebook, sugere algumas dicas de segurança e ter cuidado ao pedir e oferecer ajuda, em resposta a uma crise:
- Combine o encontro num local seguro: tente reunir-te num local público. Antes de se deslocar para um local combinado, diga o local exacto do encontro a um familiar ou a um amigo, leve o seu telemóvel e considerar pedir a outra pessoa para ir contigo.
- Proteja a sua privacidade: as pessoas poderão ter de partilhar as suas informações pessoais (por ex.: número de telefone, morada) para que possa se encontrar com as mesmas pessoalmente e prestar assistência. Lembre-se de manter sempre o cuidado ao partilhar informações pessoais com outras pessoas e nunca partilhe informações financeiras.
- Considere os seus amigos em comum: antes de enviar uma mensagem para alguém através do Centro de Segurança, verifique que você e a pessoa em questão têm amigos em comum no Facebook. Caso tenham amigos em comum, pode contactar o seu amigo antes de se encontrar com alguém que ainda não conhece pessoalmente.
- Denuncie publicações suspeitas: se vir uma publicação que pareça ser suspeita, denuncie a mesma no Facebook para que a equipa a possa analisar. Ao fazê-lo, está a ajudar a manter a comunidade segura.
Como em tudo na vida é melhor prevenir do que remediar, não querendo à partida colocar desconfiança sobre aqueles que nos tentam ajudar, é sempre necessário utilizar o bom senso.
Acreditamos no entanto, que em momentos de tragédia o melhor de cada um vem ao de cima e nos dias que vivemos atualmente, toda a ajuda é bem vinda em momento de crise.
“Conectar-se com pessoas é sempre valioso, mas esses são os momentos em que mais interessa.”