Atualidade Tecnologia

Morreu o co-inventor do rato de computador

William English foi um dos pioneiros do interface moderno que atualmente conhecemos e faleceu a 26 de Julho de falha respiratória.

Juntamente com Douglas Englebart, William English ajudou a desenvolver o primeiro rato de computador em 1968, apresentado na “Mother of All Demos” no Instituto de Pesquisa de Stanford.

Esta apresentação delineou conceitos para computador que ao longo de décadas foram sendo implementados como interfaces gráficas para o utilizador, edição de texto online, chamadas de vídeo e textos com links.

Enquanto Englebart foi considerado por muitos como “o visionário”, William English foi quem agarrou as ideias e tinha o talento de as colocar em prática. Construiu o rato para computador após Englebart desenhar um esboço do mesmo, por exemplo. Enquanto Englebart demonstrava o conceito em 1968, English desenvolvia tudo por de trás das cenas.

E não é difícil ver o seu legado. Enquanto os ecrãs touch são cada vez mais comuns, muitos dos outros conceitos que William English e Englebart previram ainda dominam nos dias de hoje. É garantido que a sua presença se fará sentir durante décadas após a sua partida.

×