Blog

Cibersegurança

O computador quântico da Google e da NASA

Boas notícias para o Laboratório Quântico de Inteligência Artificial da Google.

A Google, NASA, e a Universities Space Research Association anunciaram ontem que vão adquirir o D-Wave 2X, o mais recente e poderoso computador quântico do mercado. O novo computador irá continuar o trabalho presentemente a ser desenvolvido nos laboratórios da Google, otimizações, correção de erros e aprendizagem de máquinas, dividindo tempo com a NASA e a Universities Space Research Association que também vão poder utilizar este computador.

O D-Wave 2x opera a 15 millikelvin, uma temperatura muito, muito, muito fria, e consegue o dobro de qubits do modelo anterior. Os qubits são a unidade de informação quântica, análogo a um bit clássico, explica a Popular Science. O ramo da computação quântica ainda está envolto em algumas dúvidas, com alguns físicos a dizerem que este tipo de máquinas não supera os computadores tradicionais em alguns benchmarks chave. Um dos cientistas com esta opinião é John Martinis, que foi contratado pela Google para trabalhar no Quantum AI Lab há algum tempo.

Captura de ecrã 2015-09-29, às 11.15.23

A D-Wave contesta estas alegações, mas a verdade é que não existem ainda estudos conclusivos que mostrem que este tipo de computadores possa ser efetivamente mais rápido do que os modelos tradicionais.

in Popular Science

×