Atualidade Cibersegurança

Parlamento Europeu alvo de ciberataque

O site oficial do Parlamento Europeu foi forçado a ficar offline devido a um ciberataque, mais especificamente um ataque DD0S (ataque de negação de serviço, uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis), de acordo com o grupo de segurança cibernética BetterCyber, citado pela AFP.

site está supostamente inacessível em vários países da Europa, assim como nos Estados Unidos.

O ataque ocorre poucas horas depois de o Parlamento Europeu classificar a Rússia como um “estado patrocinador do terrorismo” pelos ataques contra alvos civis na Ucrânia. Os eurodeputados aprovaram, na sessão plenária em Estrasburgo (França), uma resolução que denuncia como “atos de terror e crimes de guerra” os ataques de Moscovo à Ucrânia, nomeadamente a alvos e infraestruturas civis, informou a instituição em comunicado. Assim, o Parlamento Europeu classifica a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo que “utiliza métodos de terrorismo”, apelando ainda à adoção de um nono pacote de sanções a Moscovo.

Os ataques de negação de serviço são normalmente executados inundando o sistema com solicitações supérfluas na tentativa de sobrecarregar os sistemas.

O grupo de hackers pró-Kremlin “KILLNET” reivindicou a responsabilidade pelo ataque no Telegram.

×