Quais os desafios da nova Data Revolution no setor público? Como se posiciona Portugal, neste domínio? E quais os impactos desta revolução na ética e confidencialidade?
Os desafios do Big Data, das novas plataformas de comunicação e de acesso a dados permitem às empresas, ao governo e a outras organizações, o desenvolvimento de soluções inteligentes de organização, tratamento e análise de dados. Nos últimos 20 anos, Portugal tem feito diversos progressos no que respeita à modernização em torno da participação ativa dos seus cidadãos, em prol de uma sociedade melhor, mais informada e, consequentemente, mais integrada.
Quais os desafios da nova revolução de dados no setor público? Como se posiciona Portugal, neste domínio? E quais os impactos desta revolução na ética e confidencialidade?
Foi em busca destas respostas que a G3Tech participou na Conferência Data Science for an Open Government que se realizou 12 de Maio na Porto Business School. Esta iniciativa pretendeu criar um ambiente de discussão e partilha em torno destes temas do presente e do futuro.
Esta conferência contou ainda com oradores como:
- Patrícia Teixeira Lopes – Associate Dean Porto Business School
- Carlos Soares e Pedro Campos – Directores do programa de Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics
- Maria Manuel Leitão Marques – Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa
- Conjunto de Alunos da Pós-Graduação em Business Intelligence & Analytics
- Steve MacFeely da UNCTAD
- Carlos Coimbra – Voga da Direção do Instituto Nacional de Estatística
- George Gouveia – Head of Analytics da Accentura
- Luís Reis – CCCO da Sonae
- Sebastião Fedo de Azevedo – Reitor da Universidade do Porto