Agora existe um relógio em braille que lhe permite “sentir” as horas.
A startup Sul Coreana Dot passou os últimos 3 anos a desenvolver um smartwatch para pessoas cegas. Primeiro existiram problemas com a face do relógio que devido à sua construção se danificada com facilidade após algumas utilizações. Agora, o relógio minimalista cujo design foi inspirado no Apple Watch, entrará para venda já este mês. A Dot afirma ter mais de 140 mil clientes em fila de espera para adquirir o produto, incluindo a lenda da música Stevie Wonder.
O fundador e CEO da Dot Eric Kim teve a ideia quando andava na universidade de Washington nos Estados Unidos da America. Enquanto a maior parte dos estudantes era capaz de aproveitar os avanços tecnológicos oferecidos pelos tablets durante as aulas, ele notou que os estudantes cegos lutavam com o peso dos grandes livros em braille.
No website oficial do relógio é dito que enquanto grande parte da tecnologia é desenhada para as massas, com este produto as comunidades deficientes visuais poderão finalmente beneficiar desses avanços.
Antigamente, os smartwatches para deficientes visuais baseavam-se em sinais sonoros, que por vezes eram perturbadores. Agora, com o smartwatch Dot os utilizadores poderão aproveitar uma bateria que dura até 7 dias e mostra caracteres em braille em tempo real na sua superfície branca.
À semelhança do Apple Watch lançado em 2015, o Dot Smartwatch pode ser ligado a um telemóvel via Bluetooth, receber informação de aplicações como o WhatsApp, Google Maps e Messenger. Os utilizadores podem ainda responder a mensagens e efectuar acções simples no dispositivo utilizando os dois botões na lateral do mesmo. A empresa planeia enviar a primeira remessa do produto até ao final de 2017 com o preço de venda de $290 (275€).