Blog

Atualidade Internet

Rede social para doentes oncológicos

A FalarSobreCancro é a rede social concebida para ser plataforma de interação para a comunidade oncológica, juntando familiares, amigos, profissionais de saúde e voluntários.

fotocn2

O Instituto Português de Oncologia do Porto apresentou aos seus pacientes a FalarSobreCancro.org, uma rede social projectada para ser suporte de troca de informações e experiências, sobretudo entre doentes oncológicos. No momento de divulgação, quinta-feira passada, tinha 400 membros registados.

Uma das suas componentes é o “Boletim Clínico” gerido apenas pelo IPO-Porto e que integra conteúdos clínicos e científicos que só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados. Depois de registado na rede um utilizador pode conhecer a actividade de cada utilizador, interagir em grupos temáticos (medicinas alternativas, cancro da mama, entre outros).

No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro. Actualmente, com o avanço e melhoria na detecção e tratamento precoces do cancro, muitas pessoas ficam curadas e cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. O acompanhamento e possibilidade de falar das suas experiências é uma fase crucial durante o processo de cura e recuperação.

Com Nuno Martins, docente do IPCA, é responsável pelo desenvolvimento da plataforma e diz que esta deverá ser uma rede de contacto entre pessoas com acesso a profissionais de saúde que dissipem algumas dúvidas e esclareçam a veracidade de algumas matérias.

O projecto nasceu no âmbito da tese de doutoramento de Nuno Martins que estudou o trabalho de comunicação de cidadãos e instituições na luta contra o cancro através dos media participativos online.

Fonte parcial: ComputerWorld

×